CUIDADOS NA HORA DE MODELAR E FECHAR ARQUIVOS PARA IMPRESSÃO 3D



O conceito de fechamento de arquivos é praticamente igual para todos os softwares. Claro que tem uma variação técnica de um para o outro, mas a regra seria a mesma para todos. Abaixo segue algumas dicas importantes:

  • Antes de fechar o arquivo, você deverá já ter escolhido a tecnologia e o material a ser utilizado, pois é necessário prestar atenção na área de construção da tecnologia escolhida. Se a sua peça for maior que a área de construção, talvez necessite diminuir a escala e ajustar na área informada, ou dividir o modelo e enviar por partes, depois encaixá-los e colar (por exemplo). Se tivermos que fazer estes ajustes de dividir a peça e criar pinos de encaixe, será cobrado a parte.

  • Todas as tecnologias poissuem parede mínima e detalhe mínimo, antes de enviar o arquivo verificar se todos os componentes da peça obedecem as espessuras mínimas orientada em cada tecnologia. Não nos responsabilizamos por partes que poderão ser danificadas ao retirar do equipamento ou transportes. Evite partes muitos finas e longas.

  • Modelar sempre no centro do universo (grade) do software.

  • Ao modelar, não permita normais invertidas, fechar todo o modelo, e se for peça oca deixar a parede do modelo com espessura mínima que pede a tecnologia.

Exemplos:   

Errado
Repare que neste modelo esta faltando um poligono deixando a peça com "buraco". Uma peça boa deve ter todos lados fechados.

Errado
Parede sem espessura, sem poligonos paralelos e sem fechamentos é inaceitável. Não tem leitura de espessura, ou seja, não imprime.

Correto
Esta parede está correta, com espessura e poligonos paralelos.

Errado
Ao tentar fazer uma peça oca, ou com recuo, a maneira ao lado é totalmente errada.



Correto

Ao tentar fazer uma peça oca, ou com recuo, a maneira ao lado é totalmente correta. Além de ser um modelo fechado, a parede  tem espessura, uma modelagem totalemente dentro do padrão não só para impressão 3D como para outras aplicações. 




  • Quando se trata de impressão 3D, deve-se que tomar certos cuidados na hora de acrescentar peças, acessórios e malhas separadas em seu modelo. Verificar se as partes estão encostadas umas nas outras.


Errado
Ao lado cilindro esta "flutuante", ou seja após a impressão com certeza serão duas peças independentes. Por isso sempre é bom garantir afundando entre 1 a 2 mm a peça que deseja agregar no modelo.



Correto

introduza o cilindro 1 ou 2mm dentro do cubo para garantir o fechamento correto. 

Para ser impresso como se fosse uma única peça.

 


Fonte: 3D Click




CUIDADOS NA HORA DE MODELAR JOIAS


Se você for modelar alguma joia com a finalidade de fundição/molde, tenha conhecimento do material que será produzido, espessuras mínimas para o processo de produção e também a possível retração na hora de fazer o molde e fundir.



TODOS OS AQRUIVOS DEVEM SER SALVOS EM FORMATO STL